GRADUAÇÃO

PEDAGOGIA: LICENCIATURA DE GRADUAÇÃO PLENA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO EDUCACIONAL

O curso analisa o processo educativo em suas dimensões histórico e social, refletindo sobre os fundamentos da Educação e os contextos que a determinam.


Para inscrever-se neste curso, clique aqui.


Veja abaixo as informações sobre o curso.
  • UNIDADE GESTORA

    Faculdade de Educação e Ciências Humanas – FECH Unimes.
  • TITULAÇÃO DO GRADUADO

    Licenciado em Pedagogia

SOBRE O PEDAGOGO

Pretende-se que o Pedagogo demonstre capacidade de compreensão dos conhecimentos pedagógicos e dos conteúdos disciplinares específicos e respectivas metodologias; demonstre capacidade de implementação de projetos educativos consoantes com a diversidade cultural contemporânea e que contemplem as diversas esferas do social – ética, estética, científica, tecnológica e cultural; demonstre capacidade de mobilização de conhecimentos e tecnologias para intervir efetivamente em situações pedagógicas concretas, numa articulação com o processo de reflexão da escola, dos recursos humanos, metodológicos, técnicos e operativos, por meio de práticas participativas e do desenvolvimento da sensibilidade ético-profissional, implicando responsabilidade social e atuação por uma sociedade justa e solidária.

VAGAS OFERECIDAS

O curso de graduação em “Pedagogia”, na modalidade de Educação a Distância, oferece vagas distribuídas nas mais diversas regiões do país.

 
  • DURAÇÃO

    3 anos

PRAZO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

Prazo mínimo de integralização em 3 anos e máximo de 6 anos.

  • CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

    3.4
    50 horas-aula
  • REGIME ESCOLAR

    Semestr

OBJETIVO DO CURSO

- Formar o profissional da Educação contemplando suas três dimensões: a pessoal, a profissional e a institucional, para ser capaz de tomar decisões sobre suas ações, fazer opções, refletir na ação sobre ela;

- Sensibilizar o aluno sobre a importância da construção percursos pessoais e transformação continua do processo ensino e de aprendizagem para acompanhamento das mudanças do mundo;

- Formar profissionais que sejam continuamente estudiosos e investigadores do processo ensino e de aprendizagem, ao longo de sua atividade docente ou não docente

Tornar o aluno apto para:

1.
O exercício da docência na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em espaços educativos formais e não formais;

2.
O exercício para as atividades de  gestão, elaboração, acompanhamento e avaliação, dos sistemas de ensino e espaços educativos, escolas e outros espaços;

3.
A produção e difusão do conhecimento no campo educacional;

- Garantir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, por meio de um trabalho conjunto de teoria, da prática, dos estágios, da pesquisa e da prestação de serviços para a comunidade;

- Eleger a situação educacional como base para definir os saberes relativos aos diferentes campos das ciências que farão parte da formação do pedagogo que se pretende: autônomo, crítico e com identidade própria;

- Levar o aluno a conhecer e refletir com profundidade os fundamentos históricos, filosóficos, sociais, políticos, econômicos, psicológicos e antropológicos da Educação;

- Preparar o pedagogo para que ele saiba fazer a reflexão sobre a reflexão na ação e construir sua própria forma pessoal de conhecer.

  • Matriz curricular curso de Pedagogia

1º SEMESTRE

DISCIPLINA

C.H
SEMANAL

PRATICA
PEDAGÓGICA

C.H TOTAL
Didática

06

 

120
Psicologia da Educação

04

 

80
Sociologia da Educação

06

 

120
Políticas e Organização da Educação Básica

06

 

120
Comunicação, Educação e Tecnologias

04

 

80
TOTAL

26

 

520

2º SEMESTRE

DISCIPLINA

C.H
SEMANAL

PRATICA
PEDAGÓGICA

C.H TOTAL
Filosofia da Educação

06

 

120
História da Educação

06

 

120
Leitura e Produção de Texto

04

 

80
Currículo: Teoria e Prática

04

 

80
Estudos Estatísticos e Educação

04

 

80
Atividades Complementares

-

 

50
TOTAL 24   530

3º SEMESTRE

DISCIPLINA

C.H
SEMANAL

PRATICA
PEDAGÓGICA

C.H TOTAL
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem

04

 

80
Didática e Prática

06

 

120
Políticas Educacionais e Educação de Jovens e Adultos

04

 

80
Língua Brasileira de Sinais-Libras

04

 

80
Metodologia da Pesquisa Científica

04

 

80
Atividades Complementares

-

 

50
TOTAL 22   490

4º SEMESTRE

DISCIPLINA

C.H
SEMANAL

PRATICA
PEDAGÓGICA

C.H TOTAL
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e Práticas

06

 

120
O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Práticas

06

 

120
Linguagens e Literatura Infantil e Práticas

04

 

80
Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Infantil

06

 

120
A Arte na Educação Infantil e Práticas

04

 

80
TOTAL

26

 

520
Estágio Curricular Supervisionado     100

5º SEMESTRE

DISCIPLINA

C.H
SEMANAL

PRATICA
PEDAGÓGICA

C.H TOTAL
Fundam.Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa e Práticas

04

 

80
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências e Práticas

04

 

80
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática e Práticas

04

 

80
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geografia e Práticas

04

 

80
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes e Práticas

04

 

80
Propostas Metodológicas na Alfabetização de Jovens e Adultos e Práticas

06

 

120
Atividades Complementares -   50
TOTAL 26   570
Estágio Curricular Supervisionado     100

6º SEMESTRE

DISCIPLINA

C.H
SEMANAL

PRATICA
PEDAGÓGICA

C.H TOTAL
Gestão dos Espaços Educativos e Práticas

06

 

120
Planejamento Educacional e Práticas

04

 

80
Avaliação Institucional e Práticas

04

 

80
Coordenação do Trabalho Pedagógico e Práticas

06

 

120
Trabalho de Conclusão de Curso

04

 

80
TOTAL 24   480
Estágio Curricular Supervisionado     100